Gestão de Situações de Conflito e Dilemas em Equipas de Emergência

INTRODUÇÃO

As Equipas, mesmos as de Alto Desempenho, mesmo as envolvidas e ativas em Emergências e Catástrofes são constituídas por mulheres e homens. Embora estejam habituados a lidar com elevadíssimos níveis de pressão e stress, embora estejam habituados a lidar com a privação de sono, descanso e relaxamento, há pontos em que os limites são atingidos. E todos, mas mesmo todos, têm os seus limites.

E, é nessas situações que surgem os conflitos, os dilemas, as ruturas. É nestas situações que surgem as cisões e as agressões. E, em operacionais que estão sempre no seu extremo, também estas reações são extremadas.

Desta forma, é uma função central, fulcral e essencial do Comandante, do Líder, em primeiro lugar, tentar, ao máximo, evitar estas situações, atuando na criação de um ambiente harmonioso, de estratégias de abordagem de tensões e conflitos assim como na resolução de problemas e, em segundo, quando inevitáveis, ter técnicas que lhe permitam sanar a situação, mediar o conflito e repor a harmonia e a conciliação.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

Dotar os formandos de ferramentas e métodos realistas, assertivos e executáveis que lhes permitam evitar, ao máximo, a formação, no seio da equipa, de situações de conflitos e dilemas e, quando estes acontecem, atuar assertivamente de modo a mediar esse mesmo conflito e repor a ordem e a harmonia da equipa.

PÚBLICO ALVO

Todos aqueles de desempenham, pretendem ou esperam vir a desempenhar funções de Comando, Coordenação, Direção, Chefia ou Administração em instituições ou organizações Públicas, Privadas, de Solidariedade Social ou Humanitárias que exerçam a sua atividade na resposta, reação e auxílio em caso de Desastres, Emergências, Catástrofes e Crises Humanitárias.

CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

  • Definição de Conflito e de Dilema;
  • O Conflito;
  • A escalada do Conflito;
  • Sinais de Alerta;
  • Avaliação dinâmica de situações de Conflito;
  • Gestão de estados de euforia e de depressão em Equipas de Emergência;
  • Gestão de desmotivação em períodos de não atividade;
  • Negociação e Resolução de Problemas;
  • Competências de comunicação na gestão de Conflitos;
  • A Gestão empática.

DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

9 horas

CERTIFICAÇÃO

Nível da formação 3 (segundo o padrão UNDSS).

Certificado de CONFLICT AND DILEMMA MANAGEMENT IN EMERGENCY TEAMS emitido pela ISO-SEC.

Parte integrante do High Degree em Comando e Liderança em Emergências.

PROGRAMA E CONTEÚDOS SEGUNDO O DEFINIDO POR:

United States Department of Homeland Security;;

Federal Emergency Management Agency;

United States Department of Health and Human Services;

United States Fire Administration.


DADOS TÉCNICOS

CÓDIGO DO CURSO: 125

ANO DE HOMOLOGAÇÃO: 2020

MODO DE ORGANIZAÇÃO: e-learning (aulas on-line com duração de 3 horas)

COORDENAÇÃO: Maria Feio

DIREÇÃO CIENTÍFICA: Rui Alberto Silva

DOCENTES: Rui Alberto Silva

ASSISTENTES AGREGADOS: Ana Sá, António Fidalgo

CONDIÇÕES DE ACESSO:

- Idade igual ou superior a 18 anos;

- Possuir plena capacidade civil;

- Escolaridade mínima obrigatória.

MÁXIMO DE FORMANDOS: 25

MÉTODO DE AVALIAÇÃO: Avaliação por teste de escolha múltipla a realizar no final de cada módulo em que o formando, para aprovar, terá de obter um mínimo de 50 pontos em 100. Este método poderá ser complementado por métodos específicos a definir.

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