Gestão de Situações de
Conflito e Dilemas em Equipas de Emergência
INTRODUÇÃO
As Equipas, mesmos as de Alto Desempenho, mesmo as envolvidas e ativas em Emergências e Catástrofes são constituídas por mulheres e homens. Embora estejam habituados a lidar com elevadíssimos níveis de pressão e stress, embora estejam habituados a lidar com a privação de sono, descanso e relaxamento, há pontos em que os limites são atingidos. E todos, mas mesmo todos, têm os seus limites.
E, é nessas situações que surgem os conflitos, os dilemas, as ruturas. É nestas situações que surgem as cisões e as agressões. E, em operacionais que estão sempre no seu extremo, também estas reações são extremadas.
Desta forma, é uma função central, fulcral e essencial do Comandante, do Líder, em primeiro lugar, tentar, ao máximo, evitar estas situações, atuando na criação de um ambiente harmonioso, de estratégias de abordagem de tensões e conflitos assim como na resolução de problemas e, em segundo, quando inevitáveis, ter técnicas que lhe permitam sanar a situação, mediar o conflito e repor a harmonia e a conciliação.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
Dotar os formandos de ferramentas e métodos realistas, assertivos e executáveis que lhes permitam evitar, ao máximo, a formação, no seio da equipa, de situações de conflitos e dilemas e, quando estes acontecem, atuar assertivamente de modo a mediar esse mesmo conflito e repor a ordem e a harmonia da equipa.
PÚBLICO ALVO
Todos aqueles de desempenham, pretendem ou esperam vir a desempenhar funções de Comando, Coordenação, Direção, Chefia ou Administração em instituições ou organizações Públicas, Privadas, de Solidariedade Social ou Humanitárias que exerçam a sua atividade na resposta, reação e auxílio em caso de Desastres, Emergências, Catástrofes e Crises Humanitárias.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
- Definição de Conflito e de Dilema;
- O Conflito;
- A escalada do Conflito;
- Sinais de Alerta;
- Avaliação dinâmica de situações de Conflito;
- Gestão de estados de euforia e de depressão em Equipas de Emergência;
- Gestão de desmotivação em períodos de não atividade;
- Negociação e Resolução de Problemas;
- Competências de comunicação na gestão de Conflitos;
- A Gestão empática.
DURAÇÃO DA FORMAÇÃO
9 horas
CERTIFICAÇÃO
Nível da formação 3 (segundo o padrão UNDSS).
Certificado de CONFLICT AND DILEMMA MANAGEMENT IN EMERGENCY TEAMS emitido pela ISO-SEC.
Parte integrante do High Degree em Comando e Liderança em Emergências.
PROGRAMA E CONTEÚDOS SEGUNDO O DEFINIDO POR:
United States Department of Homeland Security;;
Federal Emergency Management Agency;
United States Department of Health and Human Services;
United States Fire Administration.
DADOS TÉCNICOS
CÓDIGO DO CURSO: 125
ANO DE HOMOLOGAÇÃO: 2020
MODO DE ORGANIZAÇÃO: e-learning (aulas on-line com duração de 3 horas)
COORDENAÇÃO: Maria Feio
DIREÇÃO CIENTÍFICA: Rui Alberto Silva
DOCENTES: Rui Alberto Silva
ASSISTENTES AGREGADOS: Ana Sá, António Fidalgo
CONDIÇÕES DE ACESSO:
- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Possuir plena capacidade civil;
- Escolaridade mínima obrigatória.
MÁXIMO DE FORMANDOS: 25
MÉTODO DE AVALIAÇÃO: Avaliação por teste de escolha múltipla a realizar no final de cada módulo em que o formando, para aprovar, terá de obter um mínimo de 50 pontos em 100. Este método poderá ser complementado por métodos específicos a definir.