Planeamento, Design e Avaliação de Exercícios e Simulacros

INTRODUÇÃO

Os exercícios, nas suas mais variadas formas, são uma componente-chave da preparação de Operacionais e Gestores de Emergência e Catástrofe (EMN e CMN).

Permitem testar e validar planos e competências, identificar falhas e áreas de melhoria.

Assim, ajudam a juntar e fortalecer equipas e desempenham um papel primordial nos processos de prevenção, preparação, resposta e recuperação de desastres, emergências e catástrofes.

Cabe, assim, a quem comanda e lidera estas equipas, desenvolver um Plano de Exercícios adequado ao seu contexto e às suas necessidades, de forma a criar ferramentas de desenvolvimento pessoal e de grupo que lhes permitam atingir a excelência na performance.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

Dotar os formandos de métodos e ferramentas que lhes permitam identificar a importância dos exercícios no processo de preparação para a actuação em Emergências assim como para a validação de competências individuais e institucionais, compreender os fundamentos do planeamento e design de exercícios no contexto de um Programa de Gestão de Exercícios adequados à sua Organização e identificar as distintas fases da avaliação dos exercícios como parte integrante do processo de melhoria contínua.

Visa ainda, dotar os formandos de competências práticas que lhes permitam assumir o papel de Avaliador em exercícios e de ferramentas para a análise dos dados obtidos e elaboração de relatórios.

PÚBLICO ALVO

Todos aqueles de desempenham, pretendem ou esperam vir a desempenhar funções de Comando, Coordenação, Direção, Chefia ou Administração em instituições ou organizações Públicas, Privadas, de Solidariedade Social ou Humanitárias que exerçam a sua atividade na resposta, reação e auxílio em caso de Desastres, Emergências, Catástrofes e Crises Humanitárias.

São ainda destinatários todos aqueles que estiverem envolvidos na estratégia, planeamento, resposta e apoio às populações em caso de emergência ou catástrofe.

CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

  • Exercícios e Simulacros: Introdução e fundamentos;
  • O Programa de Gestão de Exercícios - uma abordagem progressiva;
  • O Ciclo do Exercício;
  • A Equipa de Planeamento e Design;
  • A Fase de Design e Desenvolvimento de um Exercício;
  • A Condução do Exercício;
  • A avaliação do Exercício;
  • A Implementação de melhorias.
  • O Avaliador de Exercícios:
  • O papel e as responsabilidades do Avaliador;
  • As Ferramentas ao dispor do Avaliador;
  • A Observação do Exercício e a Recolha de Dados;
  • A Análise dos Dados obtidos;
  • A Preparação de Relatórios.

DURAÇÃO DA FORMAÇÃO

18 horas

CERTIFICAÇÃO

Nível da formação 3 (segundo o padrão UNDSS).

Certificado de PLANNING, DESIGN AND EVALUATION OF EXERCISES emitido pela ISO-SEC.

Parte integrante do High Degree em Comando e Liderança em Emergências.

PROGRAMA E CONTEÚDOS SEGUNDO O DEFINIDO POR:

United States Department of Homeland Security;

Federal Emergency Management Agency;

United States Department of Health and Human Services;

United States Fire Administration.


DADOS TÉCNICOS

CÓDIGO DO CURSO: 152

ANO DE HOMOLOGAÇÃO: 2020

MODO DE ORGANIZAÇÃO: e-learning (aulas on-line com duração de 3 horas)

COORDENAÇÃO: Maria Feio

DIREÇÃO CIENTÍFICA: Rui Alberto Silva

DOCENTES: Maria Feio

ASSISTENTES AGREGADOS: Ana Sá, Acácio Peres, António Fidalgo

CONDIÇÕES DE ACESSO:

- Idade igual ou superior a 18 anos;

- Possuir plena capacidade civil;

- Escolaridade mínima obrigatória.

MÁXIMO DE FORMANDOS: 25

MÉTODO DE AVALIAÇÃO: Avaliação por teste de escolha múltipla a realizar no final de cada módulo em que o formando, para aprovar, terá de obter um mínimo de 50 pontos em 100. Este método poderá ser complementado por métodos específicos a definir.

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