Planeamento, Design e Avaliação de Exercícios e Simulacros
INTRODUÇÃO
Os exercícios, nas suas mais variadas formas, são uma componente-chave da preparação de Operacionais e Gestores de Emergência e Catástrofe (EMN e CMN).
Permitem testar e validar planos e competências, identificar falhas e áreas de melhoria.
Assim, ajudam a juntar e fortalecer equipas e desempenham um papel primordial nos processos de prevenção, preparação, resposta e recuperação de desastres, emergências e catástrofes.
Cabe, assim, a quem comanda e lidera estas equipas, desenvolver um Plano de Exercícios adequado ao seu contexto e às suas necessidades, de forma a criar ferramentas de desenvolvimento pessoal e de grupo que lhes permitam atingir a excelência na performance.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
Dotar os formandos de métodos e ferramentas que lhes permitam identificar a importância dos exercícios no processo de preparação para a actuação em Emergências assim como para a validação de competências individuais e institucionais, compreender os fundamentos do planeamento e design de exercícios no contexto de um Programa de Gestão de Exercícios adequados à sua Organização e identificar as distintas fases da avaliação dos exercícios como parte integrante do processo de melhoria contínua.
Visa ainda, dotar os formandos de competências práticas que lhes permitam assumir o papel de Avaliador em exercícios e de ferramentas para a análise dos dados obtidos e elaboração de relatórios.
PÚBLICO ALVO
Todos aqueles de desempenham, pretendem ou esperam vir a desempenhar funções de Comando, Coordenação, Direção, Chefia ou Administração em instituições ou organizações Públicas, Privadas, de Solidariedade Social ou Humanitárias que exerçam a sua atividade na resposta, reação e auxílio em caso de Desastres, Emergências, Catástrofes e Crises Humanitárias.
São ainda destinatários todos aqueles que estiverem envolvidos na estratégia, planeamento, resposta e apoio às populações em caso de emergência ou catástrofe.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
- Exercícios e Simulacros: Introdução e fundamentos;
- O Programa de Gestão de Exercícios - uma abordagem progressiva;
- O Ciclo do Exercício;
- A Equipa de Planeamento e Design;
- A Fase de Design e Desenvolvimento de um Exercício;
- A Condução do Exercício;
- A avaliação do Exercício;
- A Implementação de melhorias.
- O Avaliador de Exercícios:
- O papel e as responsabilidades do Avaliador;
- As Ferramentas ao dispor do Avaliador;
- A Observação do Exercício e a Recolha de Dados;
- A Análise dos Dados obtidos;
- A Preparação de Relatórios.
DURAÇÃO DA FORMAÇÃO
18 horas
CERTIFICAÇÃO
Nível da formação 3 (segundo o padrão UNDSS).
Certificado de PLANNING, DESIGN AND EVALUATION OF EXERCISES emitido pela ISO-SEC.
Parte integrante do High Degree em Comando e Liderança em Emergências.
PROGRAMA E CONTEÚDOS SEGUNDO O DEFINIDO POR:
United States Department of Homeland Security;
Federal Emergency Management Agency;
United States Department of Health and Human Services;
United States Fire Administration.
DADOS TÉCNICOS
CÓDIGO DO CURSO: 152
ANO DE HOMOLOGAÇÃO: 2020
MODO DE ORGANIZAÇÃO: e-learning (aulas on-line com duração de 3 horas)
COORDENAÇÃO: Maria Feio
DIREÇÃO CIENTÍFICA: Rui Alberto Silva
DOCENTES: Maria Feio
ASSISTENTES AGREGADOS: Ana Sá, Acácio Peres, António Fidalgo
CONDIÇÕES DE ACESSO:
- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Possuir plena capacidade civil;
- Escolaridade mínima obrigatória.
MÁXIMO DE FORMANDOS: 25
MÉTODO DE AVALIAÇÃO: Avaliação por teste de escolha múltipla a realizar no final de cada módulo em que o formando, para aprovar, terá de obter um mínimo de 50 pontos em 100. Este método poderá ser complementado por métodos específicos a definir.

