Avaliação
e Auditoria de Equipas em Emergências
INTRODUÇÃO
Para determinar o sucesso de uma equipa é necessário perceber como é que os membros da equipa e da organização vêem o seu papel no conjunto do todo.
A avaliação e auditoria de equipas permitem, através de diferentes etapas, fornecer uma visão sobre os pontos fortes e de melhoria das equipas. Permitem fornecer sugestões rumo à melhoria da eficácia da equipa e da organização.
A avaliação e auditoria são dois temas fulcrais para o sucesso de uma organização e do trabalho em equipa.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
Dotar os formandos com conhecimentos técnicos que lhes permitam avaliar, identificar pontos fortes e pontos de melhoria e aumentar a eficácia do trabalho desenvolvido pelos profissionais e pelo grupo pertencente à organização.
PÚBLICO ALVO
Todos aqueles de desempenham, pretendem ou esperam vir a desempenhar funções de Comando, Coordenação, Direção, Chefia ou Administração em instituições ou organizações Públicas, Privadas, de Solidariedade Social ou Humanitárias que exerçam a sua atividade na resposta, reação e auxílio em caso de Desastres, Emergências, Catástrofes e Crises Humanitárias.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
- Introdução;
- O que é a Avaliação de Equipas?
- Meios de Avaliação de Equipas;
- O que é uma Auditoria?
- Objetivos e Desafios na Avaliação e Auditoria;
- Etapas de uma Auditoria;
- Riscos-benefícios;
- Conclusão.
DURAÇÃO DA FORMAÇÃO
9 horas
CERTIFICAÇÃO
Nível da formação 3 (segundo o padrão UNDSS).
Certificado de EVALUATION AND AUDITING IN EMERGENCY TEAMS emitido pela ISO-SEC.
Parte integrante do High Degree em Comando e Liderança em Emergências.
PROGRAMA E CONTEÚDOS SEGUNDO O DEFINIDO POR:
United States Department of Homeland Security;
Federal Emergency Management Agency;
United States Department of Health and Human Services;
United States Fire Administration.
DADOS TÉCNICOS
CÓDIGO DO CURSO: 153
ANO DE HOMOLOGAÇÃO: 2020
MODO DE ORGANIZAÇÃO: e-learning (aulas on-line com duração de 3 horas)
COORDENAÇÃO: Maria Feio
DIREÇÃO CIENTÍFICA: Rui Alberto Silva
DOCENTES: Ana Sá & António Fidalgo
ASSISTENTES AGREGADOS: Maria Feio, Rui Alberto Silva
CONDIÇÕES DE ACESSO:
- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Possuir plena capacidade civil;
- Escolaridade mínima obrigatória.
MÁXIMO DE FORMANDOS: 25
MÉTODO DE AVALIAÇÃO: Avaliação por teste de escolha múltipla a realizar no final de cada módulo em que o formando, para aprovar, terá de obter um mínimo de 50 pontos em 100. Este método poderá ser complementado por métodos específicos a definir.

